5 múmias com histórias impressionantes

As múmias mais conhecidas remetem ao Egito, mas corpos mumificados já foram encontrados ao redor do mundo. 

Algumas são de animais, outras tinham tatuagem ou ainda aquelas que foram encontradas em pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. 

Veja abaixo essas histórias: 


1) Cão Stuckie





Imagem: Divulgação/Southern Forest World

Madeireiros encontraram em uma floresta no sul da Geórgia, Estados Unidos, uma múmia de cachorro que estava dentro de uma árvore na década de 1980.

Ao que tudo indica, o cão apelidado de Stuckie subiu correndo o espaço dentro da árvore para caçar um animal e acabou ficando preso e morrendo há pelo menos 20 anos.


2) Senhora de Cao

Imagem: Wikipedia Commons

A múmia feminina Senhora de Cao foi encontrada há 15 anos no sítio arqueológico El Brujo, no Peru. De acordo com os pesquisadores, ela teria sido uma líder religiosa ou política na cultura moche, que surgiu antes da civilização inca. 

Veja também:




Isso porque quando ela foi descoberta estava com panos finos, objetos de ouro e cobre, armas de guerra e uma coroa, desmistificando a teoria de que mulheres não poderiam ocupar cargos importantes naquela época na América do Sul.

O corpo dela estava cheio de tatuagens, com figuras de serpentes, aranhas, formas geométricas e desenhos abstratos, que podem ser religiosos ou para marcar seu status social. 


3) Múmia no Pão de Açúcar


Imagem: Divulgação/Clube Excursionista Carioca

Um grupo de cinco alpinistas fazia uma trilha nunca antes feita na subida do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, quando acharam em 1949 algo estranho preso entre uma fenda estreita na rocha. 

A silhueta de um corpo humano assustou o grupo, que chamou a polícia. Segundo a análise dos legistas, tratava-se de alguém que morreu há 6 meses.



O corpo foi preservado e mumificado por conta da reação do sal ao corpo, que absorveu água o que fez com que ele ficasse conservado. 


4) A múmia que grita


Imagem: Divulgação/Ministério das Antiguidades do Egito

Uma múmia com mais de três mil anos de idade foi descoberta em 1981 com expressão de horror e boca aberta

Pesquisadores só começaram a analisá-la em 2018 e ainda não é possível dizer o que teria causado músculos faciais tensos. 

Até agora o que se sabe é que se trata do príncipe Pentaur, filho do faraó Ramsés III. Um fato curioso é que nenhuma substância foi usada para que ele fosse mumificado. 

5) Kherima


Imagem: Wikipedia Commons

Em 1826, o imperador Dom Pedro I comprou diversos sarcófagos e múmias em um leilão que aconteceu no Rio de Janeiro.

Uma delas foi a Kherima, conhecida como Princesa Kherima ou Princesa do Sol, que viveu na região de Tebas, na Grécia, durante o Período Romano, e data dos séculos um a três. 

Ela foi mumificada de um jeito diferente do habitual: enfaixaram-se seus membros com bandagens em vez de ter sido envelopada com tecidos de linho. 




Fonte: 

BARREIROS, Isabela. Encontrada no Pão de Açúcar e dentro de uma árvore: 5 múmias com histórias curiosas. In: Aventuras na História. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/encontrada-no-pao-de-acucar-e-dentro-de-uma-arvore-5-mumias-com-historias-curiosas.phtml?fbclid=IwAR3orRrUX-G604AnHQMW6YNdMV9zG0E7ZusLCHEZAW_1zSqWz9dIFkwway0>. Publicada em: 4 dez. 2020.

Um comentário:

  1. Interessante post! Quanto as múmias compradas por Pedro II, há um detalhe pitoresco. Parece que elas seguiriam para Argentina, mas o cargueiro parou no Brasil e não pode seguir viagem. Quando o Imperador que era um entusiasta em egiptologia soube das múmias, se apressou em dar um lance. Acontece, porém, que para dar entrada pela alfândega brasileira, não havia um critério para dar entrada nessa "mecadoria". Desse modo, dizem que as múmias entraram no Brasil catalogadas como compra de "peixe seco"(sic). Seria preciso conferir se a história é verdadeira, mas é certamente boa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.