Arqueólogos descobrem torre com 119 crânios humanos no México

Reprodução/T13

Arqueólogos encontraram uma torre circular de crânios humanos com quase cinco metros de diâmetro dedicada ao deus mexicano Huitzilopochtli na Cidade do México, segundo informações do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).



A descoberta aconteceu durante uma reforma que o Instituto faz no prédio histórico fica próximo à Catedral Metropolitana e do complexo arqueológico do Templo Mayor, principais templos de Tenochtitlán, que hoje é a Cidade do México. 

O INAH já havia encontrado há cinco anos vestígios em outra parte do local que teriam sido dedicados ao mesmo deus que representava o Sol e é a principal divindade do povo mesoamericano.

Com essa nova descoberta, 119 crânios humanos puderam ser visualizados superficialmente e foram adicionados aos 484 identificados anteriormente. 



Os pesquisadores já desceram 3,5 metros e estipulam que os achados datam da época dos tlatoani Ahuízotl, que governou o México-Tenochtitlan entre 1486 a 1502. 

Entre os crânios encontrados tinha os de homens e mulheres, além de pelo menos três crianças, reconhecidas por apresentarem dentes em desenvolvimento.

Leia também:


  • Curso grátis: USP oferece curso sobre a história da América
  • La Casa Azul: faça um passeio virtual pelo museu de Frida Kahlo

  • Os primeiros crânios foram descobertos em março deste ano. Ao que tudo indica esse procedimento se tratava de um ritual de sacrifício que eram praticados na Mesoamérica, pois se acreditava que assim os deuses poderiam ser mantidos vivos e, portanto, a existência do universo continuava. 

    Em 2021, o Governo do México irá comemorar os 700 anos da fundação do México-Tenochtitlan (1321), os 500 anos da queda da cidade pela conquista de Hernán Cortés (1521) e os 200 anos da independência do México (1821).

    Fonte: Forbes.

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.