Arqueólogos encontram mega cidade maia em floresta tropical

Imagem: JAKUB KYNCL/SHUTTERSTOCK 


Arqueólogos descobriram uma cidade de origem maia escondida sob a floresta tropical da Reserva da Biosfera Maia, na Guatemala. 



Para isso, eles utilizaram uma tecnologia a laser, usando a técnica de Detecção e Distância de Luz (LiDAR), que é capaz de emitir raios que penetram na cobertura florestal.

Os pesquisadores encontraram a megalópole composta por cerca de 60 mil palácios, pirâmides e casas. Além disso, também localizaram centros cerimoniais, grandes praças, fortificações de defesa e até uma complexa rede de estradas e sistemas de irrigação. 

Com a técnica, foi possível mapear mais de dois quilômetros quadrados da Reserva (ao todo são mais de 21 mil quilômetros quadrados). 



Acredita-se que a quantidade de habitantes tenha sido de 10 milhões entre 300 a.C e 900 d.C, indicando que aquela civilização era tão sofisticadas quanto as da Grécia ou China antiga. 

Além disso, para analisar a quantidade de dados capturados por meio da LiDAR, se calcula que demore em torno de 100 anos para conseguir compreender como aquela sociedade funcionava. 


Fonte: National Geographic

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.