Conheça John Brown: pastor que matava a golpes de facão os escravagistas

Imagem: John Brown (1833-1900) / Wikipedia, Creative Commons 


John Brown era um homem que não acreditava em diálogo com racistas, tendo sido um dos responsáveis por jogar os Estados Unidos em uma
Guerra Civil depois de matar cinco escravagistas a golpes de facão. 

Nascido em Connecticut, Ohio, Brown iniciou sua militância contra a escravidão quando ainda era criança. A morte de Elijah Lovejoy – editor abolicionista em Illinois que foi assassinado por uma multidão escravagista – fez com que a oposição à escravidão fosse o trabalho de sua vida







Assim que completou a maioridade, se uniu a associações abolicionistas no Norte do país. Entretanto, para ele, ações pacíficas não levariam ao fim da escravidão.

Segundo Brown, era necessário que os negros mostrassem que tinham força capaz de ameaçar os poderosos, caso não fossem libertos e tivessem os direitos que os brancos tinham. Ele afirmava:

Esses homens só ficam sentados falando. Precisamos de ação!


Por isso, ele saiu de um grupo e organizou o que chamou de Liga dos Gileaditas, em homenagem a Gileade, região montanhosa a leste do Rio Jordão, com base no que ele acreditava e partiu realizando ações armadas contra os escravagistas do Sul. Logo Brown ficou famoso por conta do "Massacre de Pottawatomie" também conhecido como "Kansas Sangrento". 

Leia também:



    Com a ajuda dos filhos adultos e dos membros do grupo, ele cortou a golpes de facão cinco escravagistas sulistas que tinham fazendas com pessoas em condição de escravidão e que pagavam jornalistas e políticos para fazer campanha contra a abolição da escravidão. Os fazendeiros com medo dessas ações fugiram para o Norte e começaram a financiar milícias com jovens brancos racistas. 







    Após o massacre, o pastor foi a Harpers Ferry, Virgínia Ocidental, para tentar roubar armas de um Forte Militar Federal. Contudo, o General Robert Lee impediu, que mais tarde se tornou um herói racista do Sul. 

    John Brown foi julgado e condenado por traição. A situação piorou depois da morte de Brown que foi um dos estopins para o início da Guerra Civil. 




    Fonte:

    BRANDS, HW. How John Brown Showed America That It's Not Enough to be on the Right Side of History. In: TIME. Disponível em: <https://time.com/5896684/john-brown-lessons/?amp=true>. Publicado em: 6 out. 2020

    PAVIOTTI, Joel. John Brown: o pastor cristão que matava escravagistas a golpes de facão. In: Iconografia da História. Disponível em: <https://iconografiadahistoria.com.br/2020/11/23/john-brown-o-pastor-cristao-que-matava-escravagistas-a-golpes-de-facao/?fbclid=IwAR26Gc2IB0awgeMw0iwkDyIYFJzTSfjJ2xkioAJbX0WD4-gDkR2pDdZQm6o>. Publicado em: 23 nov. 2020. 




    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.