Há 90 anos chegava primeiro voo do Zeppelin para o Brasil

Foto: Acervo Rio de Janeiro

Uma multidão aguardava a chegada do Graf Zeppelin que atravessou pela primeira vez o Oceano Atlântico, revelando-se para o público de Recife (PE) no dia 22 de maio de 1930. 

Na época, foi decretado feriado na capital pernambucana para que todos pudessem dar as boas ao vindas dirigível alemão, que surgiu no horizonte e provocou euforia da população.



O dirigível alemão partiu de Friedrichshafen, na Alemanha, e fez escalada em Sevilha, na Espanha. Ao todo, a 
viagem durou 59 horas, um feito impressionante já que travessias transatlânticas podiam se prolongar por mais de uma semana.

De acordo com documentos, o aparelho voava com velocidade máxima de 110 km/h por mais de 12 km e podia transportar 35 passageiros. Cada passagem só de ida custava 1.400 Reichmarks, o equivalente a 10 mil euros (R$ 64.900).

Fazer o "Zé-Pelim" pousar não foi uma tarefa fácil. Não houve treinamento, as equipes que estavam no solo agarraram nos cabos lançados do Graf Zeppelin e a confusão começou. 

A população tentou ajudar e uma mulher teria amarrado um dos cabos em uma palmeira que foi arrancada com raiz e tudo, segundo relato no jornal Diário de Pernambuco.  



O primeiro dirigível que chegou ao país foi o Graf Zeppelin D-LZ127, durante voo experimental que tinha como destino final o Rio de Janeiro. 

O aparelho tinha 236,6 metros de comprimento e 30 metros de altura, tornando-se muito maior do que qualquer avião da época. Em comparação, seu tamanho era próximo ao do Titanic. 


Fonte: airway.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.